Filipa Nunes.
Clarinete baixo solista da ópera de Zurich
Professora na universidade de Lugano
Filipa Nunes trabalha como clarinete baixo solista e segundo clarinete na ópera de Zurique e ensina clarinete baixo na universidade de Lugano (Conservatorio della Svizzera Italiana).
É membro do quinteto "Reeds in Motion" e do "Eiger Trio", estudou na universidade de Basileia com Francois Benda e tem uma pós-graduação em instrumentos históricos na Scuola Cantorum em Basileia.
Integrou as orquestras de jovens mais prestigiosas do mundo como a Schleswig Holstein Musik Festival, a Gustav Mahler Jugend Orchester, entre outras.
De Setembro de 2020 a Setembro de 2021 trabalhou como professora principal na Universidade de Zurique (ZHDK) para a classe do professor Matthias Müller.
Foi eleita presidente da European Clarinet Association em Tilburg em 2023 em co-presidência com Nicolai Pfeffer.
Filipa Nunes cresceu na ilha da Madeira e começou os seus estudos com José António Sousa no Gabinete Coordenador de Educação Artística com 11 anos. Em 2002 foi aceite na “Escola das Artes Eng.º Luiz Peter Clode“, onde estudou com Robert Bramley. Mudou-se para Lisboa, onde estudou na Academia nacional Superior de Orquestra, onde teve a oportunidade de colaborar com a Orquestra Metropolitana de Lisboa várias vezes. Durante este período ganhou a audição para o lugar de segundo clarinete na Orquestra de Câmara Portuguesa, onde trabalhou até completar a sua Licenciatura.
Filipa Nunes ganhou vários prémios internacionais: 3o prémio no concurso „Marco Fiorindo International Competition“, Torino (Italy) 2010, Special Prize no concurso „ORPHEUS Kammermusikwettbewerb", Luzern (Switzerland) 2012, entre muitos outros. Recebeu ainda o voto de louvor da Câmara Municipal do Funchal em 2013.
Como solista tocou com orquestras em muitos sítios por todo o mundo, por exemplo com a Orquestra Nacional de Yerevan (Arménia), Orquestra clássica da Madeira (Portugal), Basel Madrigalisten (Suíça), Orchestre du Jura (Switzerland), Orchestre des Lumieres (Suíça), entre muitas outras.